quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Internet e os direitos de autor...

Parece que durante um período de um mês foram reproduzidos ilegalmente artigos de imprensa em 75 mil locais na Internet.
O estudo foi feito pelo "Fair Syndication Consortium", entre 15 de Outubro e 15 de Novembro. As conclusões são alarmantes: 75.195 sítios na Internet reproduziram, sem autorização, pelo menos um artigo de jornal (excertos ou texto integral). Efectivamente, foram detectadas 112 mil reproduções exactas.

Tem sido hábito publicar neste blog algumas notícias alusivas ao que há de novo na área da literatura. No entanto, sempre que possível, tenta-se «dar a volta ao texto». Quando tal não acontece, mesmo que se tenham publicado excertos de comunicados emitidos por agências noticiosas, é sempre colocada uma referência no final de cada post, para que o leitor possa ir conferir à fonte original.

A Internet permite um acesso (quase) ilimitado a fontes de informação. No entanto, quem utiliza informação alheia deve sempre fazer a referência específica. Já basta a quantidade de vezes ao longo de uma vida que vamos atropelando os direitos de autor, mesmo que inconscientemente. Ler mais aqui

8 comentários:

Miriam disse...

Oi, Joana!

Já vi alguns blog que utilizam texto de outros site na íntegra como se fossem seus. Acho isso uma falta de respeito. Eu, como você, sempre que utilizo algum artigo que não é meu coloco a fonte ou autoria.

bjs

JM disse...

E é mesmo assim que tem que ser! Sei bem o trabalho que dá construir um texto e respeito todo e qualquer autor. Estejam em causa 500 páginas ou 2 linhas.

Beijo enorme Miriam*

Teresa Santos disse...

Aliás, essa é a forma correcta de actuar. Transcreves partes de um texto e obrigatoriamente, tens que dar a fonte.
Só que, na realidade, poucos fazem isso, o que diz muito dessas pessoas. É desonesto, tão simples como isso.
Abraço.

Tinkerbell disse...

JM e RB têm um selo no meu blog jinhos**

Jojo disse...

Têm selinho no mu blog!

Diana Barbosa disse...

Tens um selinho no Refugio dos Livros :D

Patrícia Cálão disse...

Este é realmente um assunto sério e a ter em conta. É como disseste...já bastam as vezes em que o fazemos inconscientemente. É sempre importante colocar as fontes de onde obtemos as nossas informações (especialmente quando se trata de notícias,citações, etc).

Agora...tens um selinho no meu blog :D

JM disse...

Fiquei «escandalizada» com a quantidade de reproduções ilegais que se registaram durante UM mês...! Não se faz, MESMO.

Obrigada =))
Beijinhos