terça-feira, 6 de outubro de 2009

Viagens com a minha tia

Autor: Graham Greene 
Título original: Travels with my Aunt 
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 273
Tradutor: João Belchior Veiga


Sinopse: Henry Pulling tinha-se reformado precocemente do seu cargo de director bancário para se dedicar a uma existência pacífica, rotineira e vagamente aborrecida: com 50 anos, cultivava dálias e encarava o quotidiano sem sobressaltos. Tudo muda quando surge uma mulher que iria transformar radicalmente a sua vida: a tia Augusta, que sempre fora o escândalo da família. Fascinado com esta velha senhora, Henry deixa-se arrastar por ela num turbilhão que os leva a Paris, Veneza, Milão, Istambul, entre outras paragens.  São viagens repletas de peripécias, que põe Henry em contacto com as personagens mais extravagantes e inesperadas.

Opinião: Foi o primeiro livro que li do Graham Greene e não fiquei desapontada. 
O facto de ter sido escrito em 1973 retira-lhe (alguma) actualidade, nomeadamente no que se refere à realidade da América do Sul (são relatadas algumas situações caricatas relacionadas com o contrabando), e a verdade é que se deve ter em conta essa cronologia.
No entanto, nem tudo é old fashion e alguns dos tópicos ainda não caíram em desuso. Após a leitura fica a sensação de leveza (devido à falta de densidade do texto e das personagens que vão sendo introduzidas) e é possível identificar-mo-nos com algumas das reflexões que Greene tece, ficando por responder se o mais importante é a viagem ou a permanência no destino e se é a literatura que concede experiência à vida ou se é a vida que empresta a experiência à literatura. 
Classificação: Bom (7/10)

1 comentário:

Jojo disse...

Olá!
Gostei imenso deste escritor. Qualquer dia pego neste.

Bjinho*