sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Caso das Mangas Explosivas

Autor: Mohammed Hanif 
Título original: A Case of Exploding Mangoes 
Editora: Porto Editora 
Páginas: 336 
ISBN: 978-972-0-04512-6 
Tradutor: Teresa Curvelo

Sinopse: No dia 17 de Agosto de 1988, o presidente paquistanês Zia ul-Haq morreu num acidente aéreo. No avião presidencial viajavam igualmente o chefe dos serviços secretos e o embaixador dos Estados Unidos. Não houve sobreviventes e, ainda hoje, a razão que levou à queda do avião continua envolta em mistério. Terá sido falha mecânica ou humana? Terá estado em causa a estação das mangas ou uma conspiração que partiu de dentro das forças armadas?
Este é o primeiro romance do autor e valeu-lhe a nomeação para o Booker Prize e para o Guardian First Book Award. Recentemente venceu o Commonwealth Writers' Prize para a primeira obra.      


Opinião: Esta obra é a prova de que nem só aos homens interessam os assuntos militares. Hanif consegue captar a atenção do leitor comum, não se sentindo em nenhuma página a necessidade de existir uma afinidade com o tema em causa. Ajuda à leitura o facto de ser um thriller político e de conter uma boa dose de um tipo de humor tipicamente rotulado de "ácido" ou "negro".
A carreira militar do autor na Academia da Força Aérea Paquistanesa concede-lhe uma (certa) autoridade no que aos meandros militares diz respeito, embora desconfie que tenha sido o jornalismo, profissão a que se dedicou posteriormente, que lhe permitiu uma aproximação ao estilo que é utilizado. 
Não é propriamente uma leitura empolgante, na medida em que não se trata de uma história de reviravoltas. Não é um livro-revelação; é simplesmente divertido, nomeadamente quando o autor se centra nas excentricidades e paranóias do general Zia, cuja "mania da perseguição" dá colorido a uma existência que na realidade terá sido muito mais soturna do que Hanif nos faz crer.
Bottom line: vale a pena. 
Classificação: Bom (7/10)

2 comentários:

Claudia Oliveira disse...

Eastou a divertir-me mtoo a ler este livro

JM disse...

Eu adorei :) Embora considere que alguns aspectos podiam ter sido melhor desenvolvidos, daí o 7/10. No entanto, as paranóias do General Zia são deliciosas!!