quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quem Quer Ser Bilionário?

Autor: Vikas Swarup
Título original: Q & A: A novel
Editora: Edições ASA
Páginas: 304
ISBN: 9789724148731

Tradução: Teresa Curvelo

Sinopse: Por que está Ram, um pobre empregado de mesa de Bombaim, na prisão?
a) Esmurrou um cliente
b) Bebeu demasiado whisky
c) Roubou dinheiro da caixa
d) É o vencedor do maior prémio de sempre de um concurso televisivo
A resposta certa é a alínea d).
Ram foi preso por responder correctamente às doze perguntas do concurso televisivo Quem Quer Ser Bilionário?.
Porque um pobre órfão que nunca leu um jornal ou foi à escola não pode saber qual é o mais pequeno planeta do sistema solar ou o título das peças de Shakespeare. A não ser que tenha feito batota.
Mas a verdade é que foi a própria vida a fornecer-lhe as respostas certas às doze perguntas cruciais. Desde o dia em que foi descoberto num caixote do lixo que Ram revela instintos de sobrevivência infalíveis e aparatosamente criativos. Espantando uma audiência de milhões, serve-se dos seus conhecimentos de rua para arranjar respostas não só para o concurso televisivo mas também para a própria vida.
Na história do jovem Ram concentra-se toda a comédia, a tragédia, a alegria e a amargura da Índia moderna.


Opinião: Não vou recorrer ao típico lugar comum "o livro é melhor do que o filme" (digo típico lugar comum porque faço parte daqueles que preferem ler o livro primeiro e ver o filme depois). Neste caso concreto não faço ideia se o livro é melhor ou pior do que o filme: não fui ao cinema nem aluguei o DVD, por opção. Pessoalmente, pelo que li e, principalmente, pelas conversas que fui tendo com quem tinha visto o filme (a não perder, por sinal, pois arrasou nos Óscares), já depois de ter lido o livro, apercebi-me de que não valia a pena estragar a "magia" - Slumdog Millionare inspirou-se na obra de Vikas Swarup , mas de longe será uma adaptação.
No entanto, o filme proporcionou-me a oportunidade de ler Quem Quer Ser Bilionário? - de outro modo, a obra ter-me-ia passado completamente ao lado. O que era lamentável!
Não tenho nada contra a produção de filmes baseados em obras literárias (antes pelo contrário, mais que não seja pelo facto de lhes darem enorme visibilidade) ou contra Danny Boyle. A questão incontornável é que me parece que a obra de Vikas Swarup só faz sentido como ele a idealizou, com todos os capítulos, personagens e acontecimentos.

Nunca fui à Índia e conheço mal a cultura indiana. Nunca vi o subúrbios de Mumbai, mas o nosso olhar eurocêntrico diz-nos que aquele é um país de dicotomias, de fossos sociais, de riqueza e pobreza extremas. Também é assim a Índia de Swarup, que na sua obra reforça essas desigualdades e nos dá a conhecer que nessa parte do mundo se sobrevive mais do que se vive.
O título original, Q & A - Questions and Answers -, sintetiza o fio condutor. Ram, um simples empregado de mesa, consegue o impensável: responder a todas as perguntas de um concurso de televisão e tornar-se mais rico do que alguma vez imaginou poder ser. 
Mais do que transmitir a ideia de que o ser humano não se deve acomodar à vida que tem (o que na cultura indiana tem algum peso, nomeadamente no que diz respeito à asfixia provocada pelo enraizamento do sistema de castas), esta obra relembra-nos da velha máxima "não há melhor escola do que a vida".


Dito isto, e porque é por demais evidente que ADOREI o livro (além de que não gosto de spoilers, por isso não vou "esmiuçar" mais), só me resta acrescentar: LEIAM.
Se tiverem visto o filme melhor ainda; sempre me podem dizer se fiz bem em não ver para não "quebrar o encanto".

Classificação: 8/10 (Muito Bom)


1 comentário:

Paula disse...

Parabéns pelo blogue :)
Abraços.