terça-feira, 27 de outubro de 2009

“A Lenda de Sigurd e Gudrún" nas livrarias no dia 2 de Novembro


Por aqui ainda não há o hábito de noticiar os últimos lançamentos editoriais, mas há uma ou outra novidade que não posso deixar de referir, nomeadamente a publicação desta obra inédita de J. R. R. Tolkien, organizada por Christopher Tolkien, filho do escritor e grande impulsionador e divulgador do imaginário «tolkiano». 

O blog Os Meus Livros disponibiliza um excerto desta obra para acalmar os ânimos dos mais ansiosos :)

Sinopse: Há muitos anos, J. R. R. Tolkien compôs a sua própria versão, agora publicada pela primeira vez, da grande lenda da antiguidade nórdica, em dois poemas intimamente relacionados, a que deu os títulos de «O Lai dos Volsungos» e «O Lai de Gudrún».
Em «O Lai dos Volsungos » conta-se a história do grande herói Sigurd, o assassino de Fáfnir, o mais famoso dos dragões, de cujo tesouro se apoderou, o despertar da Valquí
ria Brynhild que dormia rodeada por uma muralha de chamas e o noivado dos dois. Após a chegada de Sigurd à corte dos grandes príncipes Niflungos (ou Nibelungos), o herói desperta o amor mas também o ódio da feiticeira dos Niflungos, versada nas artes mágicas. Em «O Lai de Gudrún» é contado o seu destino depois da morte de Sigurd, o casamento, contra a sua vontade, com Atli (ou Átila), governante dos Hunos, o assassinato dos seus irmãos, os senhores Niflungos, e a sua vingança hedionda.

5 comentários:

Jojo disse...

Olá!
Tolkien é um os meus autores predilectos. Estou curiosa acerca deste livro.

Bj*

JM disse...

Meu também =) Passei o fim de semana passado a rever a trilogia do Senhor dos Anéis em DVD e fiquei outra vez cheia de saudades desse universo fantástico. Até cometi a loucura de comprar hoje "O Último Anel", de Kiril Yeskov, que tenta dar o outro lado da história. Não sei se já leste esse.
Bjs*

Jojo disse...

Não ainda não li esse. Já o vi por aí. Vou esperar pela tua opinião:P.
Eu do Tolkien tenho tudo o que foi publicado em Portugal. Mas ainda não os li todos.
A trilogia do Senhor dos Anéis é muito especial para mim. Foram a minha companhia quando estive internada no hospital. E depois fui ver os filmes, claro. Captam a essência dos livros na perfeição.

Bj*

JM disse...

A trilogia do Senhor dos Anéis é uma boa companhia em qualquer altura, nomeadamente se estamos a passar por uma fase menos boa! Espero que agora já esteja tudo bem contigo :)

Bjs**

Jojo disse...

Está tudo óptimo! Obrigada por me alertares para o passatempo sobre este livro. Vou tentar a minha sorte!

Bjoka*