quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo livro de José Rodrigues dos Santos: será que é desta?

A Gradiva anunciou que o lançamento nacional do próximo livro de José Rodrigues dos Santos será no dia 24 de Outubro, no Centro Comercial Colombo, pelas 17h.

Para já só se conhece o nome, Fúria Divina (muito ao estilo de Dan Brown, devo acrescentar, o que não ajuda ao meu entusiasmo), mas aguardo ansiosamente pelo desvendar do conteúdo.

Será que é desta a escrita de José Rodrigues dos Santos amadurece e se emancipa do emaranhado de factos históricos VS personagens lineares? Espero sinceramente que sim! A literatura portuguesa contemporânea (com laivos de "histórica") agradecia (e eu também, porque depois de O Codex 362 e de A Vida Num Sopro começo a estar "vacinada" contra a falta de sensibilidade de Rodrigues dos Santos no que toca a "encher chouriços" com factos históricos).

Perdoem-me os fãs... Nem só de Livros Favoritos vivem as nossas "excursões [literárias] mentais".

2 comentários:

Célia disse...

Sabes... nem é o encher-chouriços com factos históricos que me chateia (como gosto de História acaba por não me aborrecer). A principal falha nos livros dele, a meu ver, é o desenvolvimento do enredo e das personagens. Fiquei muito desiludida com "A Vida num Sopro" e por isso não tenho vontade de ler este.

JM disse...

Exacto, concordo plenamente. Por isso é que gostava que ele se distanciasse do peso do contexto e desse consistência ao resto. Parti com uma expectativa ENORME para A Vida Num Sopro e acabei por saltar páginas e páginas porque já não aguentava mais ;) As "Amélias" não podem só ter os olhos "garços" :P