quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como publicar um livro? Safaa Dib responde!


Vale a pena ler até ao fim o artigo "Como publicar um livro (ou tentar, pelo menos)", no blog da editora Saída de Emergência.
Com humor q.b., é um artigo que condensa vários conselhos para os aspirantes a escritores (especialmente para estes!). Além disso, aborda a questão tendo em conta a era digital e é sempre interessante vislumbrar os bastidores (ainda que de uma forma tão caricata) desse tumultuado mundo das editoras.

Aqui fica um excerto, que é, na realidade, um advertência:
"Agora imaginemos que o Sr. Silva foi aprovado para edição pela editora XX. Ah maravilha! O Sr. Silva vai ser escritor! Vai ser rico! Desengane-se, Sr. Silva. Rico não vai ser de maneira nenhuma. Não estamos nos EUA em que o escritor vende um livro a uma editora e pode fazer ainda algum dinheiro jeitoso com essa venda. Até porque em Portugal só em raras excepções publicam-se mais do que 2000 a 3000 exemplares (e falo das grandes editoras). Elabora-se um contrato, recebe um X de pagamento, e depois fica à espera da percentagem que cabe ao autor pelas vendas, se houver boas vendas.
 Quem está nisto pelo dinheiro, vai ficar desiludido. Bastante desiludido. E a não ser que se chamem Miguel Sousa Tavares ou José Rodrigues dos Santos, não dá para viver só da escrita em full-time, sorry!"

2 comentários:

Nuno Chaves disse...

excelente este artigo, que li na integra no blogue da saida de emergencia.

JM disse...

Também imenso! Com uma boa dose de sarcasmo, mas com muita informação interessante.
Obrigada Nuno :)