Vale a pena ler até ao fim o artigo "Como publicar um livro (ou tentar, pelo menos)", no blog da editora Saída de Emergência.
Com humor q.b., é um artigo que condensa vários conselhos para os aspirantes a escritores (especialmente para estes!). Além disso, aborda a questão tendo em conta a era digital e é sempre interessante vislumbrar os bastidores (ainda que de uma forma tão caricata) desse tumultuado mundo das editoras.
Aqui fica um excerto, que é, na realidade, um advertência:
"Agora imaginemos que o Sr. Silva foi aprovado para edição pela editora XX. Ah maravilha! O Sr. Silva vai ser escritor! Vai ser rico! Desengane-se, Sr. Silva. Rico não vai ser de maneira nenhuma. Não estamos nos EUA em que o escritor vende um livro a uma editora e pode fazer ainda algum dinheiro jeitoso com essa venda. Até porque em Portugal só em raras excepções publicam-se mais do que 2000 a 3000 exemplares (e falo das grandes editoras). Elabora-se um contrato, recebe um X de pagamento, e depois fica à espera da percentagem que cabe ao autor pelas vendas, se houver boas vendas.
Quem está nisto pelo dinheiro, vai ficar desiludido. Bastante desiludido. E a não ser que se chamem Miguel Sousa Tavares ou José Rodrigues dos Santos, não dá para viver só da escrita em full-time, sorry!"
2 comentários:
excelente este artigo, que li na integra no blogue da saida de emergencia.
Também imenso! Com uma boa dose de sarcasmo, mas com muita informação interessante.
Obrigada Nuno :)
Enviar um comentário