segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A "História de Portugal" aposta na renovação de conceitos e numa nova abordagem historiográfica


A História de Portugal, editada pela Esfera dos Livros, actualiza conceitos e tenta estar mais próxima das novas maneiras de fazer e transmitir a História, nunca perdendo de vista o rigor, mas tentando ser o mais acessível possível, para que chegue ao grande público.
São quase 1000 páginas, reunidas num único volume, que incluem fotografias, mapas, cronologias, listas de chefes de Estado e de Governo, várias notas e bibliografia. 
A obra apresenta também um novo esquema cronológico, já que os diferentes períodos não são divididos consoante as várias dinastias ou os vários ciclos económico-sociais, que caracterizaram a historiografia da segunda metade do século passado. 

Sinopse: Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro, professores universitários da nova geração de historiadores apresentam a História de Portugal num só volume, da Idade Média ao século XXI. Numa narrativa clara e rigorosa os autores abordam os nove séculos da nossa história através das suas dimensões política, económica, social e cultural, dando uma visão integrada de cada época e momento histórico, colocando, ao mesmo tempo, a História de Portugal no contexto da História da Europa e do mundo. Com ilustrações a cores, mapas, cronologias e lista de governantes trata-se sem dúvida de uma obra de referência fundamental para compreender o passado e o presente num momento de grandes decisões e escolhas para o futuro de Portugal. 

Autores:
Bernardo Vasconcelos e Sousa é professor na Universidade Nova, autor de vários artigos e obras, entre elas, a biografia do Rei Afonso V e Linhagem da nobreza medieval portuguesa que lhe valeu um prémio da Academia de Ciências. 

Nuno Gonçalo Monteiro é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e autor de várias obras, entre elas, D. José. Na sombra de Pombal. 

Rui Ramos é investigador principal do mesmo Instituto e autor de vários títulos, designadamente uma biografia do Rei D. Carlos e o sexto volume da História de Portugal dirigida por José Mattoso.  

PVP: 39€

Sem comentários: