domingo, 22 de novembro de 2009

"A monarquia está de volta a Portugal" - Colecção Correio da Manhã

É de aproveitar a iniciativa do Correio da Manhã, que, em colaboração com a Academia Portuguesa de História, disponibiliza 34 livros sobre os 34 Reis que governaram até 1910. Ver mais aqui. 

Prefácio da Obra:
A colecção Reis de Portugal tem o propósito exclusivo de facultar ao grande público um contacto com a História de Portugal, através do conhecimento da vida e acção dos trinta e dois Reis e duas rainhas que lideraram o destino luso no tempo longo da monarquia.

Não se espere, pois, que os trabalhos publicados venham resolver problemas, porventura ainda em debate e com investigação em curso, já que não é esse o objectivo pretendido. Ao contrário, sustentados numa bibliografia séria e actualizada, mas que não pode esquecer a já considerada “clássica”, os autores pretendem unicamente, através de uma redacção acessível a todos e sem a carga da erudição traduzida em notas de rodapé, colocar nas mãos das portuguesas e dos portugueses um pedaço da sua história, que se estende da acção do primeiro rei até à deposição do último, ao qual se seguiu um modelo diferente de governo, mas igualmente importante na identificação de Portugal — a República.

Naturalmente, o primeiro livro da colecção oferece a figura de D. Afonso Henriques na sua luta pela construção e reconhecimento do Estado português, o que se fará recuando quase 900 anos para procurar acompanhar as acções que liderou, na complexidade das várias forças em presença no espaço ibérico. Assim sendo, há que interpretar a actuação do sucessor do conde D. Henrique no contacto com os domínios do imperador Afonso VII, para além das suas incursões na linha da Reconquista, na qual ambos queriam avançar. E neste processo procurámos afastar o “mito” do primeiro rei para, na medida do possível, descortinar o “homem” que, com as limitações humanas, mas uma vontade férrea, assumindo vitórias e derrotas, criou, tornando de pleno direito, o reino de Portugal. governo, mas igualmente importante na identificação de Portugal — a República.


Manuela Mendonça
Presidente da Academia Portuguesa da História


Calendário de Publicação



Data em Banca
1
D. Afonso Henriques + Sancho I
19 Nov
2
D. Afonso II + D. Sancho II
26 Nov
3
D. Afonso III+ D. Dinis
3 Dez
4
D. Afonso IV + D. Pedro I
10 Dez
5
D. Fernando + D. João I
17 Dez
6
D. Duarte + D. Afonso V
24 Dez
7
D. João II + D. Manuel
31 Dez
8
D. João III + D. Sebastião
7 Jan
9
Cardeal D. Henrique + Filipe I
14 Jan
10
Filipe II + Filipe III
21 Jan
11
D. João IV + D. Afonso VI
28 Jan
12
D. Pedro II + D. João V
4 Fev
13
D. José + D. Maria I
11 Fev
14
D. João VI + D. Pedro IV
18 Fev
15
D. Miguel + D. Maria II
25 Fev
16
D. Pedro V + D. Luís
4 Mar
17
D. Carlos + D. Manuel II
11 Mar

3 comentários:

Jojo disse...

Olá!
É uma iniciativa esplêndida! Assim todos terão oportunidade de conhecer melhor aqueles que nos governaram.
Eu adoro História de Portugal! Aprende-se imenso com o passado, ou melhor com os erros do passado!

Bjinhos*

JM disse...

É óptima e não é para «puxar a brasa à minha sardinha», mas a maior parte dos autores têm muita qualidade, comprovada por mim e por todos os que tem passado pela faculdade de Letras e que tiveram aulas de História com muitos dos autores desta colecção.

Bj*

Tinkerbell disse...

Parece uma óptima ideia mas bolas já não devo conseguir o de 19 nov.

em relação à feira do oriente JM
Penso que esteja aberta a partir das 10h e pelo menos até as 21h, das vezes que lá passei a esta hora julgo que estavam a funcionar mas não tenho a certeza do horário de funcionamento.

bjs e bom fim de semana