quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Prémios Literários: Interallié e National Book Award


O escritor irlandês Colum McCann venceu o 60.º National Book Award, atribuído, em Nova Iorque, pela Fundação National Book ao seu romance «Let the Great World Spin», que ainda não foi traduzido para português. Ainda assim, é possível ler outras duas obras do autor, que já circula no mercado nacional desde 2001. Ler mais


Sinopse: Um camponês russo que se tornou numa lenda internacional, um exilado da Guerra Fria que inspirou a adoração de milhões, um artista cujo nome era sinónimo de génio, sexo e excesso. A magnificência da vida e do trabalho de Rudolf Nureyev é conhecida, mas agora Colum McCann, no seu mais ambicioso e ousado romance até à data, reinventa esta figura fortemente erótica através da luz que ele espalhou nas vidas daqueles que o conheceram (...) Escrevendo de uma forma absorvente, Colum McCann evoca o homem e reflecte sobre o mito. O resultado é uma monumental história de amor, arte e exílio.




Sinopse: Este romance traça a vida de Nathan Walker, que começamos por conhecer em 1916 cavando um túnel para o metropolitano por baixo do rio Hudson. Até ao final é-nos contada a história da Nova Iorque do século XX, a história das duas gerações seguintes da família Walker e descobrimos o segredo da existência sombria de Treefog, que agora vive nos túneis abandonados escavados por Nathan.
Entretecendo magistralmente a história dos dias de hoje com a do passado, Deste Lado da Luz é um romance profundamente tocante, impressionante e maravilhosamente escrito.





 Deste lado do Atlântico, Yannick Haenel, com o livro "Jan Karski", ganhou o Prémio Interallié 2009, o último da temporada em França. O romance centra-se na Resistência polaca ao nazismo que tentou alertar o Ocidente para o extermínio dos judeus. Ler mais

Sem comentários: