segunda-feira, 30 de novembro de 2009

José Emilio Pacheco ganha Prémio Cervantes



O poeta e ensaísta mexicano José Emilio Pacheco foi hoje galardoado com o Prémio Cervantes, o mais importante das letras hispânicas, criado em 1975 com o objectivo de distinguir um escritor que, pelo conjunto da sua obra, tenha contribuído para enriquecer o legado literário hispânico. O valor do prémio ronda os 125 mil euros.
A decisão do júri foi anunciada pela ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, em conferência de imprensa. Ler mais aqui e aqui.

José Emilio Pacheco nasceu na cidade do México, em 1939. Figura central da vida literária e cultural do seu país, abraçou, além da prosa, outros ramos da escrita, como a poesia, o ensaio e a tradução, tendo igualmente trabalhado como editor de colecções bibliográficas, diversas publicações e suplementos literários.
Recebeu ao longo da sua carreira alguns dos mais prestigiados prémios literários, de que se destacam, entre outros, o Prémio Nacional de Linguística e Literatura, o Prémio Ibero-americano Pablo Neruda, o Prémio Internacional de Poesia e Ensaio Octavio Paz, o Prémio Xavier Villaurrutia e o Prémio Internacional Federico García Lorca.


Está traduzida para português a obra "As Batalhas no Deserto", publicada pela Oficina do Livro.
Sinpose: Uma história de amor impossível que vendeu mais de meio milhão de exemplares só no México. Esta é a história de amor impossível, narrada numa obra que ainda guarda espaço para abordar temas como a corrupção social e política, a modernização do México ou o desaparecimento do país tradicional.
Ao mesmo tempo que vai resgatando memórias de uma cidade que ama intensamente - mas que aqui recria sem nostalgia e denuncia de uma forma implacável -, através do amor de Carlitos, o autor aprofunda a cumplicidade com os leitores, numa linguagem simples, depurada, comovente e aberta a várias leituras e interpretações. Traduzida em inúmeras línguas, só no México As batalhas no Deserto vendeu mais de meio milhão de exemplares.

Sem comentários: