quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Biblioteca Digital Mundial da UNESCO



Vale a pena publicitar a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO (World Digital Library), que disponibiliza mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e apresenta, em sete idiomas, as diversas jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
O carácter desta biblioteca é, sobretudo, patrimonial e são disponibilizados os documentos que melhor permitem apreciar e conhecer as culturas do mundo, em vários idiomas, como árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português.

Entre os documentos mais antigos existem alguns códices precolombianos, fruto da contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha, em 1562.
Também estão disponíveis: o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da História; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes relativos à álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Cada documento é acompanhado de uma breve explicação do seu conteúdo e significado, em diversas línguas, incluído o português.

Estão a ser disponibilizados cerca de 1200 documentos, mas a biblioteca foi pensada para albergar um número ilimitado de textos, vídeos, mapas, fotografias e ilustrações. 
É uma boa indicação para quem gosta de História ou simplesmente quer alargar os horizontes culturais.


1 comentário:

manuel afonso disse...

Obrigado pela visita ao meu blog e ter ficado seu seguidor.
Também coloquei este post sobre a biblioteca Digital, mas tentei diversas vezes e nunca consegui esta imagem, que é a inicial do site. Quando mandava "guardar imagem como", ficava sempre apenas o mapa sem as indicações dos continentes e respectivos acessos.