segunda-feira, 2 de novembro de 2009

José Rodrigues dos Santos nomeado para o Prémio IMPAC 2010

José Rodrigues dos Santos, com o seu romance O Codex 632, foi nomeado para o International IMPAC Dublin Literary Award, um prémio escolhido através da votação de 163 bibliotecas de cidades de 43 países de todo o mundo. Com esta nomeação para um dos mais significativos prémios literários de âmbito internacional, José Rodrigues dos Santos obtém uma muito prestigiante distinção mundial. O galardão será entregue em Junho, durante uma gala literária em Dublin. O vencedor receberá 100 mil euros.

Para além de José Rodrigues dos Santos, foram nomeados para a edição deste ano do IMPAC Dublin Literary Award dois outros autores portugueses, José Saramago e José Eduardo Agualusa, e ainda Philip Roth, Paul Auster, Peter Carey e Salman Rushdie.

O Codex 632 vendeu 186 mil exemplares em Portugal e tem os direitos adquiridos por editoras de 10 países – Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, Polónia, Roménia, Bulgária, Estónia, Hungria e Rússia.

4 comentários:

nuno Chaves disse...

uma boa noticia, para ele e para nós portugueses, é sempre um orgulho ver um compatriota nosso ser reconhecido internacionalmente, mesmo que nao ganhe o facto de estar nomeado com mais 156 escritores é obra! embora ache que o codex nao é de longe o melhor do JRS,
excelente post, ate breve.
nuno chaves

JM disse...

Precisamente :) É mais pela questão do orgulho nacional do que por gosto pessoal. Além de que há mais lusófonos nomeados para o prémio, o que é mais um motivo para nos orgulharmos.

Bjs*

Anónimo disse...

Fantástica distinção
Só é pena Rodrigues dos Santos não ter, em Portugal, o reconhecimento que conquista, lá fora

JM disse...

Tem o reconhecimento dos leitores, o que, sinceramente, para um escritor, é o melhor dos prémios! De que vale ser reconhecido pela crítica se depois a obra não tem acolhimento?
Cumprimentos e obrigada pelo seu comentário.